Cosméticos homemade 

Tenho vindo a explorar muitas receitas para conseguir depender cada vez menos de produtos embalados. Alguns são um sucesso, como a pasta dentes ou manteiga amendoim, mas outros têm que ser melhorados. 

O mais incrível é a simplicidade destas receitas, com apenas alguns ingredientes naturais conseguimos fazer um desodorizante ou detergente da roupa, sem químicos, sem embalagens e muito mais baratos.

Aqui deixo algumas receitas para que possam experimentar, adaptar e dar o vosso feedback!


Pasta Dentes (sem flúor)

Juntar todos os ingredientes, misturando bem. Caso a pasta dentes fique muito sólida, não junte água, mas aqueça frasco por uns segundos, que será suficiente para voltar a consistência desejada. 

Os meus filhos são fans, apesar do sabor salgado que contraste com as convencionais pastas dentes infantis, contudo não a podem usar todos os dias devido falta de flúor, essencial nesta fase de crescimento.

Desodorizante creme

Adoro esta receita, mas tem alguns inconvenientes, como a alteração do óleo de coco consoante a temperatura ambiente. Nos dias mais quentes fica completamente líquido, dificultando a aplicação.



Desodorizante spray

É uma óptima alternativa à receita anterior, com a versatilidade que uma embalagem de spray permite. O meu único obstáculo foi encontrar um recipiente que funcionasse adequadamente.

Os ingredientes menos familiares sal rosa himalayas e farinha araruta consegui encontrar na Maria Granel, com vantagem de comprar a quantidade que preciso, e levar minha própria embalagem.

Estes desodorizantes não contém alumínio que, de acordo com muitos estudos está associado a doenças como cancro. Os ingredientes permitem um equilíbrio do PH da pele, evitando o odor do suor, mas não inibem a transpiração. 

Boas alquimias….

3 pensamentos sobre “Cosméticos homemade 

  1. Obrigada pelas receitas! Fazem falta receitas em português com ingredientes fáceis de encontrar. Já tinha experimentado a receita da pasta de dentes (embora a minha filha não tivesse apreciado…), mas acabei por não repetir por preguiça. Mas a ver se me dedico outra vez a isso, tanto que não custa nada. Estou também interessada na receita do detergente para a roupa. Quando puder… 🙂

    Gostar

  2. Alexandra Baião

    ah ah… ja as conheço a todas, com algumas variantes! no caso da paste de dentes, ja fiz, mas sou alérgica a menta e não me dei bem! qual o olho essencial que poderá substituir? o de eucalipto?
    conheço e uso o desodorizante creme no inverno e no verão uso somente o bicarbonato de sódio. humedeço um pouco os dedos e espalho a pasta em que se transforma o pó em contacto com os dedos… transpiramos (e ainda bem) mas sem cheiros! em dias de muito calor, ando sempre com o frasquinho do bicarbonato e, quando necessário, reforço!
    ja fiz detergente de roupa, com as receitas da Rita http://busywomanstripycat.blogspot.pt e da Ana http://anagoslowly.blogspot.pt e os resultados s bastante bons!!!
    ainda me falta detergente para loiça (maquina, porque á mão, ás vezes isso sabão azul e branco ralado!) e os produtos de beleza básicos como shampo e gel duche (cá por casa gostamos de sabonete, por isso até compramos artesanais a quem conhecemos!)

    dicas das boas como as tuas são sempre bem vindas!!
    beijinhos, Xana

    Gostar

Deixe um comentário